top of page

Blog

Gagueira - como lidar!

- Tema que muito preocupa os pais, a gagueira (disfluência fisiológica), é bastante comum em crianças entre 2 - 6 anos de idade. - Trata-se de uma etapa do desenvolvimento da fala, que tende a desaparecer sem qualquer tipo de intervenção, com a maturidade cronológica da criança. - Entendam que são muitos fatos, idéias e pensamentos a serem narrados, sem o domínio completo da língua e do vocabulário....

- Entendam que são muitos fatos, idéias e pensamentos a serem narrados, sem o domínio completo da língua e do vocabulário. - Existem diversos tipos de gagueira e ainda não existe um consenso sobre suas causas. Foram identificados os seguintes traços predisponentes: hereditários, biológicos, psicológicos, linguísticos e sociais. - Ainda não existe uma compreensão plena de como a gagueira se transmite geneticamente. Porém, sabe-se que o risco de gagueira é grande, quando existe um comportamento hereditário.

✅O QUE FAZER PARA AJUDAR UMA CRIANÇA COM GAGUEIRA❓

- Prestar atenção ao conteúdo da mensagem que a criança pretende passar; - Permitir que a criança conclua sua fala, sem interrupções; - Olhar para criança enquanto ela fala; - Evitar falar pela criança ou finalizar a fala que ela não consegue; - A criança precisa de um tempo para elaborar e emitir seu discurso; - Diminuir a velocidade da fala quando conversa com a criança; - Sempre responder às questões da criança, mesmo que sejam repetidas por várias vezes; - Não superproteger ou dar mais atenção à criança, nos momentos de disfluência; - Não sugerir truques para evitar a disfluência como: "pense antes de falar", "se acalme", "respira", "fale devagar", etc; - Não corrigir, criticar ou modificar o discurso da criança, exigindo que ela seja rápida; - Não expor a criança, pedindo-lhe para cantar, recitar, etc; - Não demonstrar impaciência, irritação ou intolerância.

✅EXISTE TRATAMENTO PARA A GAGUEIRA❓

- Sim!!! - O Pediatra geralmente, é o primeiro profissional que tem contato com a criança. - A família deverá oferecer informações para que se defina melhor o quadro. - Se forem observados componentes psicológicos, o encaminhamento será para um psiquiatra ou psicólogo. - Quando o componente linguístico estiver associado, o profissional adequado para o tratamento, será o fonoaudiólogo.

Escreva um comentário...

Ver mais


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page